Plantão
Política

CPI da Pandemia: Bolsonaro pressiona Kajuru a pedir abertura de impeachment de ministros do STF

Publicado dia 12/04/2021 às 19h33min | Atualizado dia 19/04/2021 às 18h13min
CPI da Pandemia: Bolsonaro pressiona Kajuru a pedir abertura de impeachment de ministros do STF, áudio da conversa vaza e o clima pré CPI esquenta

Com Carta Capital e DCM

Política – Às vésperas da instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado sobre ações do governo federal na pandemia, o presidente Jair Bolsonaro pressionou o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) a ingressar com pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em conversa por telefone divulgada pelo próprio senador em suas redes sociais, Bolsonaro dá a entender que, se houver pedidos de impeachment contra ministros da Corte, pode ocorrer mudanças nos rumos sobre a instalação da comissão.

“Você tem de fazer do limão uma limonada. Tem de peticionar o Supremo para colocar em pauta o impeachment (de ministros) também”, disse Bolsonaro ao senador. “Sabe o que eu acho que vai acontecer, eles vão recuperar tudo. Não tem CPI… não tem investigação de ninguém do Supremo”, disse Bolsonaro, durante a conversa.

Kajuru respondeu que já tinha entrado com pedido de afastamento do ministro do STF Alexandre de Moraes, ao que Bolsonaro respondeu: “Você é 10″.

O presidente também cobrou que a CPI, se instalada, trabalhe para apurar a atuação de prefeitos e governadores. Segundo Kajuru, a conversa com Bolsonaro foi feita no sábado, 10.

“Nós dois estamos afinados. CPI ampla e investigar ministros do Supremo. Ponto final”, disse Bolsonaro ao senador.

Na quinta-feira 8, o ministro do STF Luís Roberto Barroso determinou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, instale a CPI da Covid. O pedido ao Supremo foi apresentado por Kajuru e pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Pacheco travava a instalação da CPI, apesar de a comissão ter recebido as assinaturas de apoio necessárias para ser aberta.

No dia seguinte, Bolsonaro acusou Barroso de “militância política” .

CONVERSA COMBINADA

A conversa divulgada pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) em que Jair Bolsonaro pede a ele que investigue também governadores e prefeitos na CPI da Covid do Senado está sendo interpretada no STF (Supremo Tribunal Federal) como um teatro armado pelos dois para constranger ministros da Corte.

Ministros ouvidos pela coluna dizem acreditar que a conversa não teria sido espontânea, mas sim combinada previamente.

No diálogo, publicado no domingo (11), o presidente pede que Kajuru amplie o objeto de investigação da CPI –e pressione também pelo impeachment de ministros do tribunal.

 

Os magistrados devem discutir nesta semana a liminar dada na quinta (8) pelo ministro Luís Roberto Barroso em que ele determina a instalação da CPI para investigar a gestão do governo federal na epidemia.

Análise da notícia: Bolsonaro parece acuado, criticando a decisão do STF que apenas seguiu a Constituição, já que o próprio presidente do Senado não assim o fez e essa conversa com Kajuru deixa claro que o governo vai trabalhar para atrapalhar a CPI. Mas como diz o ditado: “quem não deve não teme”, não é mesmo excelentíssimo presidente?

 

Fonte: Portal Tribuna NE

Fale Conosco

Juazeiro - Bahia Juazeiro - Bahia CEP 489000-00
(74) 98804-8724 | (74) 98804-8724 | (74) 98804-8724
emanoelmario65@gmail.com