Plantão
Educação

Procon Facape recebe denúncias de fraudes em empréstimos consignados

Publicado dia 13/09/2021 às 10h40min
Procon Facape recebe denúncias de fraudes em empréstimos consignados
Procon Facape recebe denúncias de fraudes em empréstimos consignados
 
O Procon Facape, diariamente, recebe pedidos de ajuda de aposentados e pensionistas do INSS, alegando que foram vítimas de fraudes em empréstimos consignados. 
 
No universo de demandas recebidas pelo órgãos, cerca de 40% são de relatos de fraudes, com, pelo menos, quatro denúncias por dia.  "O principal relato é de aposentado que já tem empréstimo consignado, recebe mensagem via WhatsApp de terceiros, ofertando revisão no valor das parcelas do empréstimo. Então, ele é orientado a realizar novo empréstimo com a financeira e enviar, via pix, o valor creditado em sua conta para outra empresa. Ao fazer isso, o aposentado termina por ficar sem o dinheiro desse novo empréstimo e com dois contratos a quitar, o antigo e o novo. Ainda, há denúncias de empréstimo que nunca foi solicitado, o dinheiro jamais foi creditado na conta do aposentado, mas as parcelas são debitadas, mensalmente, do benefício”, relata a coordenadora do Procon da Facape, professora Geraldine Cavalcanti Lins.
 
Alerta
A Facape alerta sobre formas de prevenção a esse tipo de fraude, como por exemplo bloquear o benefício para empréstimos no site ou aplicativo do Inss. O bloqueio também pode ser feito através do número 135 de atendimento por telefone.
 
"Os aposentados, pensionistas e até os mesmo os servidores públicos, beneficiados com os empréstimos consignados, devem ficar atentos, porque os casos estão se multiplicando. Para contratar empréstimo, é o interessado quem deve procurar as empresas ofertantes em canais oficiais, como
agências físicas, sites  etc. Elas não procuram os seus clientes por meio de links, sms, nem WhatsApp. Se isso acontecer, deve-se ignorar o chamado”, conclui Geraldine.
 
Atendimento Procon Facape
 
O Procon Facape funciona de segunda à sexta-feira das 08h às 12h e de 13h30min às 18h. Pode-se agendar atendimento por meio do número de telefone e WhatsApp (87) 3866-3289. Acesse outras dicas de consumo no perfil do Instagram @proconfacape
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Facape

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Juazeiro - Bahia Juazeiro - Bahia CEP 489000-00
(74) 98804-8724 | (74) 98804-8724 | (74) 98804-8724
emanoelmario65@gmail.com