Plantão
Educação

Escolas municipais de Juazeiro começam a receber montagem da infraestrutura para acesso à internet

Publicado dia 17/05/2021 às 14h54min | Atualizado dia 24/06/2021 às 16h45min
Educação Conectada: escolas municipais de Juazeiro começam a receber montagem da infraestrutura para acesso à internet

 

Iniciou nesta segunda-feira (17) o processo de montagem da infraestrutura física que irá receber os equipamentos do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), em Juazeiro. A iniciativa do Governo Federal visa conectar escolas para promover o uso pedagógico da tecnologia digital na Educação Básica. Integrantes da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e equipe técnica terceirizada pelo Ministério da Educação (MEC) iniciaram o procedimento na Escola Municipal de Educação e Infantil Beatriz Angélica Mota, localizada no bairro São Geraldo.

Os técnicos realizaram a montagem e instalação da infraestrutura que irá viabilizar o cabeamento para conexão das antenas, após a chegada dos equipamentos. O trabalho será realizado em mais de 50 escolas municipais que foram selecionadas, mediante vistorias técnicas para verificação da viabilidade do acesso à internet.  

“Esse é mais um passo importante para que as nossas escolas possam ter acesso a uma internet de qualidade para uso pedagógico. Cada escola terá uma antena o mais próximo possível das salas de aula, e esse trabalho que está sendo realizado hoje é o pontapé para a instalação dos equipamentos”, destacou a assessora técnica da Seduc, Isabel Cristina. 

Projeto piloto
O projeto-piloto integra as ações dos Programas de Inovação Educação Conectada (PIEC), do Ministério da Educação, e Nordeste Conectado, do Ministério das Comunicações (MCom). O objetivo é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. Além de Juazeiro, Petrolina (PE), Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Mossoró (RN) também serão contemplados pela iniciativa. 

Em Juazeiro, a internet será fornecida por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e será utilizada, exclusivamente, para fins pedagógicos.


Fotos: Luan Medrado – Ascom PMJ

Fonte: Brena Souza – Assessora de Imprensa da Seduc/PMJ